Exposição "ÊMORIÔ"

Mostrou os resultados das atividades realizadas no ano de 2006 pelo “Consórcio Social da Juventude Quilombola de Alcântara - MA”.


Certificado de origem (TAG) da Exposição ÊMORIÔ.


ÊMORIÔ sob a influência da miscigenação cultural brasileira é uma palavra que não é a tradução literal da matriz yorubá mas pode nos reportar ao “jeito africano de produzir a beleza” e também vem designar o grupo de jovens artesãos quilombolas capacitados pelo “Consórcio Social da Juventude Quilombola” que está promovendo a manutenção e resgate de práticas artesanais tradicionais de Alcântara - MA.


Visão geral da Exposição ÊMORIÔ realizada na Casa do Maranhão.
Nesta exposição foi possível se apreciar a virtuosa prática da renda de bilro e a destreza do entalhe em madeira de Alcântara Sede, o cuidado na elaboração de adornos com sementes regionais das Agrovilas, a tradicional cerâmica do quilombo de Itamatatiua e o criativo trabalho em fibra de buriti do povoado de Santa Maria.

Bonecas de cerâmica manufaturadas no Quilombo de Itamatatiua.


Entalhe em madeira executado por jovens aprendizes de Alcântara.

PERÍODO: Dezembro de 2006
LOCAL: Casa do Maranhão - Rua do Trapiche - Praia Grande, São Luís/MA
CORDENAÇÃO GERAL DA EXPOSIÇÃO: Marcelo Medeiros
DESIGN DE PRODUTO & DESIGN GRÁFICO: Marcelo Medeiros
COLABORADORES:
ELIANE - Coordenação de Resultados do Consórcio Social da Juventude Quilombola,
JANDIR GONÇALVES - Pesquisador de cultura popular do Centro de Cultura Popular Domingos Viera Filho / Casa da FÉsta, Casa de Nhozinho e Casa do Maranhão,
LILI - Apoio técnico da Casa do Maranhão,
VANESSA - Guia do setor de exposição da Casa do Maranhão.